Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/609
metadata.dc.type: Tese
Title: O encouraçado ético: Sergei Eisenstein e Pier Paolo Pasolini na crítica da forma jurídica capitalista
Other Titles: The ethical battleship: Sergei Eisenstein and Pier Paolo Pasolini in the critique of the capitalist juridical form
metadata.dc.creator: Xavier, Bruno Gadelha
metadata.dc.contributor.advisor1: Bussinguer, Elda Coelho de Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Garrafa, Volnei
metadata.dc.contributor.referee2: Sarlet, Gabrielle Bezerra Sales
metadata.dc.contributor.referee3: Fabriz, Daury Cesar
metadata.dc.contributor.referee4: Krohling, Aloísio
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal uma relação entre Direito e Cinema para crítica ao caráter de exclusão social propiciado pelo sistema econômico capitalista. Para tanto, escolhemos dois diretores de cinema que serão defendidos enquanto matrizes teóricas adequadas para crítica da forma jurídica capitalista, Sergei Eisenstein e Pier Paolo Pasolini. A hipótese central do trabalho é que o prisma demonstrado pelos dois teóricos nos apresentam método para crítica do caráter de classe do direito de matriz formativa eurocêntrica e burguesa. Neste cenário, o debate será intermediado pela Bioética, aqui reconhecida a partir da sua vertente que denominaremos de “(Bio)Ética do Comum”, com a consequente ruptura de alguns modelos que não correspondem uma preocupação materialista histórico-dialética em busca da “Hipótese Comunista”. A matriz marxista estará presente em todo o trabalho, de modo a salientar que a Montagem Intelectual, de Eisenstein, e “A língua escrita da realidade”, de Pasolini nos apresentam críticas ao contexto do Direito como pertencente aos anseios e determinações da classe que concentra propriedade na sociedade capitalista. Assim, serão analisados o corpus teórico de cada autor, respeitando não apenas um debate sobre a arte, como também o conhecimento produzido no campo cinematográfico, com consequente análise dos seguintes filmes: “A Greve”, “O encouraçado Potemkin”, “Accattone”, “O Evangelho Segundo São Matheus”, “Salò: 120 dias de Sodoma”. Uma vez fixada esta estrutura nos três primeiros capítulos, partiremos para um debate sobre o impacto dos métodos aqui estudados no cinema brasileiro, indicando as influências e possibilidade de ruptura social a partir das lentes cinematográficas de Glauber Rocha, quando analisaremos “Deus e o Diabo na Terra do Sol”.
Abstract: The present work has as main objective a relation between Law and Cinema to critique the character of social exclusion propitiated by the capitalist economic system. To do so, we chose two film directors who will be defended as theoretical matrices suitable for criticism of the capitalist legal form, Sergei Eisenstein and Pier Paolo Pasolini. The central hypothesis of the work is that the prism demonstrated by the two theorists presents us with a method to critique the class character of the right of formative matrix eurocentric and bourgeois. In this scenario, the debate will be intermediated by Bioethics, here recognized from its perspective that we will call "(Bio) Ethics of the Common", with the consequent rupture of some models that do not correspond to a historical-dialectical materialist concern in search of "Communist Hypothesis ". The Marxist scenario will be present throughout the work, in order to emphasize that Eisenstein's “Intellectual Montage” and Pasolini's "The Written Language of Reality" present us with criticisms of the context of Law as belonging to the yearnings and determinations of the class that concentrates ownership in capitalist society. Thus, the theoretical corpus of each author will be analyzed, respecting not only a debate about art, but also the knowledge produced in the cinematographic field, with consequent analysis of the following films: "Strike", "Battleship Potemkin", "Accattone" , "The Gospel according to St. Matheus", "Salò: 120 days of Sodom". Once this structure is fixed in the first three chapters, we will begin a debate about the impact of the methods studied here in Brazilian cinema, indicating the influences and possibility of social rupture from the cinematic lens of Glauber Rocha, when we will analyze "God and the Devil in the Land of the Sun ".
Keywords: Forma jurídica capitalista
Cinema
Direitos Fundamentais
Sergei Eisenstein
Pier Paolo Pasolin
Montagem intelectual
Língua escrita da realidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
Citation: XAVIER, Bruno Gadelha. O encouraçado ético: Sergei Eisenstein e Pier Paolo Pasolini na crítica da forma jurídica capitalista. Orientadora: Elda Coelho de Azevedo Bussinguer. 2019. 342 f. Tese (Doutorado em Direitos e Garantias Fundamentais) - Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais, Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/609
Issue Date: 10-May-2019
Appears in Collections:Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Gadelha Xavier.pdfPDF7.79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons