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metadata.dc.type: Tese
Title: A modernidade líquida e a descolonialidade plurinacional: uma análise sul-latino-americana do papel do século XXI
Other Titles: Net modernity and plurinational decoloniality: a South-Latin American analysis of the role of the 21st century
metadata.dc.creator: Silva, Heleno Florindo da
metadata.dc.contributor.advisor1: Fabriz, Daury Cesar
metadata.dc.contributor.referee1: Bussinguer, Elda Coelho de Azevedo Bussinguer
metadata.dc.contributor.referee2: Francischetto, Gilsilene Passon Picoretti
metadata.dc.contributor.referee3: Wolkmer, Antonio Carlos
metadata.dc.contributor.referee4: Soares, Mário Lúcio Quintão
metadata.dc.description.resumo: A presente tese busca, a partir de uma abordagem metodológica ínsita a dialética de cariz marxista e através de uma reflexão múltiplo-dialética, lançar mão de uma possível resposta ao questionamento acerca da possibilidade identificarmos, nas novas tendências constitucionais latino-americanas (Sul Global), atualmente chamadas de novo constitucionalismo – democrático, andino, sem pais – latino-americano, bem como na alternativa apresentada pelo modelo de Estado Plurinacional, daí decorrente, enquanto hipótese de desencobrimento da diversidade, um momento inicial de ruptura, nos domínios da liquidez dos tempos atuais, com o padrão liberal-constitucional estabelecido pela Modernidade ao Estado, tendo a capacidade de proporcionar, via de consequência, um movimento de libertação do Ser ao estabelecer um papel descolonial para o Estado no Séc. XXI. Para tanto, voltou-se atenção para o estudo das linhagens epistemológico-racionais de construção do Estado nacional a partir de um debate sobre a Modernidade, a formação do referido modelo estatal, bem como da importância do Capitalismo para sua expansão, momento esse que se discutiram, dentre outros aspectos, as influências medievais na construção das bases epistemológicas da referida premissa estatal, identificada pelas teorias clássicas de estudo do Estado, como de construção moderna; a formação do dispositivo nós vs. eles através da construção de uma identidade nacional como estética moderna do Estado ascendente e, ao fim, as premissas racionais por detrás da afirmação do capitalismo, através do sistema de mercado de corte liberal, como um dos principais fundamentos modernos do Estado nacional. Na segunda parte do trabalho, se discute a modernidade líquida e, a partir de então, a necessidade de refundação desse modelo de Estado no século XXI, o que se dá através de uma análise mais próxima sobre a transformação da sociedade e do próprio Estado em tempos líquido-modernos, bem como do debate inerente ao consumismo, alçado pelo século XX, ao patamar de substrato político, social, econômico – e, acima de tudo, necessário – para se alcançar a felicidade e, como resultado desse contexto, da necessidade de refundarmos as bases sobre as quais o Estado nacional fora construído, ao efetivarmos, sobretudo, a libertação e o desencobrimento, do direito à diversidade. Por fim, na terceira e última parte da presente tese, se efetivou uma análise acerca do começo do fim do Estado-nação e a necessidade de (re)pensarmos alternativas ao Estado mercadológico-consumista como meio para que consigamos alterar a realidade das presentes e futuras gerações. Citado debate se deu através das premissas epistemológicas da descolonialidade intercultural e da busca pelo desocultamento da diversidade no século XXI, como forma de alcançarmos uma nova racionalidade estatal em um novo século, e mais, por meio de uma análise das novas tendências constitucionais sul-latino-americanas e do Estado Plurinacional daí emergente, como uma espécie de viragem epistemológica a partir do Sul, por entendermos que referido contexto marca a primeira alternativa de ruptura racional com as bases político-filosóficas e econômico-sociais, que sustentam o Estado nacional moderno.
Abstract: The present thesis seeks, from a methodological approach based on the dialectic of a Marxist nature and through a multiple-dialectical reflection, to use a possible answer to the questioning about the possibility of identifying, in the new Latin American constitutional trends (Global South) , now called the new constitutionalism - democratic, Andean, without parents - Latin American, as well as in the alternative presented by the Plurinational State model, as a hypothesis of the uncovering of diversity, an initial moment of rupture in the domains of liquidity of with the liberal-constitutional standard established by Modernity to the State, having the capacity to provide, as a consequence, a liberation movement of Being by establishing a decolonial role for the State in the 21st Century. In order to do so, attention was paid to the study of the epistemological-rational lines of construction of the national State, based on a debate on Modernity, the formation of the state model, and the importance of Capitalism for its expansion. they discussed, among other aspects, the medieval influences in the construction of the epistemological bases of the mentioned state premise, identified by the classic theories of state study, as of modern construction; the formation of the device vs. us. they by constructing a national identity as a modern aesthetic of the ascendant state, and in the end the rational premises behind the affirmation of capitalism through the liberal-market market system as one of the main modern foundations of the national state. The second part of the paper discusses net modernity and, from then on, the need to refound this state model in the 21st century, which is done through a closer analysis of the transformation of society and of the state itself into modern liquid times, as well as the debate inherent in consumerism, raised by the twentieth century, to the level of political, social, economic substratum - and, above all, necessary - to achieve happiness and, as a result of this context, the need of refounding the foundations on which the national state was built, in order, above all, to achieve liberation and disenfranchisement of the right to diversity. Finally, in the third and last part of this thesis, an analysis was made of the beginning of the end of the nation-state and the need to (re) think alternatives to the market-consumerist state as a means for us to change the reality of the present and future generations. This debate has taken place through the epistemological premises of intercultural decoloniality and the search for the unveiling of diversity in the 21st century as a way to achieve a new state rationality in a new century, and more, through an analysis of the new South-Latin constitutional trends as a kind of epistemological turning from the South, because we understand that this context marks the first alternative of rational rupture with the political-philosophical and socio-economic bases that sustain the modern national state.
Keywords: Estado
Identidade nacional
Modernidade líquida
Descolonialidade
Interculturalidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Citation: SILVA, Heleno Florindo da. A modernidade líquida e a descolonialidade plurinacional: uma análise sul-latino-americana do papel do século XXI. Orientador: Daury Cesar Fabriz. 2019. 420 f. Tese (Doutorado em Direitos e Garantias Fundamentais) - Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais, Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/608
Issue Date: 25-Feb-2019
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