Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1694
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarneiro, Silvana Pereira-
dc.creatorMoreira, Nelson Camatta-
dc.date.accessioned2024-05-17T17:30:15Z-
dc.date.available2024-05-16-
dc.date.available2024-05-17T17:30:15Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Silvana Pereira; MOREIRA, Nelson Camatta. Racismo no cinema: os Direitos Humanos entre a censura e a memória. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, n. 39, p. 423-436, jan./abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i39.2424. Disponível em: https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1089/pdfpt_BR
dc.citation.issue39pt_BR
dc.citation.spage423pt_BR
dc.citation.epage436pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.35356/argumenta.v0i39.2424pt_BR
dc.identifier.issn2317-3882pt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1694-
dc.description.abstractThis paper aims to address the discussion about the broadcasting of audiovisual and literary works with racist content today. By approximating Walter Benjamin’s ideas about the need to narrate history from the perspective of the defeated with the fundamental right to memory, it intends to bring to light some debates about the perpetuation of racist stereotypes with the reproduction of old works and the need, or not, of censorship of its content. For this reason, an approach will be made between Benjamin’s texts, the interpretation of the legislation regarding artistic freedom and the right to memory, in order to reach a conclusion about the need to erase, or not, old works of art with a racist slant.pt_BR
dc.description.abstractEl presente artículo pretende abordar la discusión sobre la difusión de obras audiovisuales y literarias con contenidos racistas en la actualidad. Aproximándose a las ideas de Walter Benjamin sobre la necesidad de narrar la historia desde la perspectiva de los vencidos con el derecho fundamental a la memoria, pretende sacar a la luz algunos debates sobre la perpetuación de estereotipos racistas con la reproducción de obras antiguas y la necesidad o no de censura de su contenido. Para ello, se realizará una aproximación entre los textos de Benjamin, la interpretación de la legislación en materia de libertad artística y el derecho a la memoria, para llegar a una conclusión sobre la necesidad de borrar, o no antiguas obras de arte de tinte racista.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem o objetivo de abordar a discussão acerca da veiculação de obras audiovisuais e literárias com conteúdos racistas na atualidade. Ao aproximar as ideias de Walter Benjamin sobre a necessidade de narrar a história sob a ótica dos vencidos com o direito fundamental à memória, pretende trazer à tona alguns debates sobre a perpetuação de estereótipos racistas com a reprodução de obras antigas e a necessidade, ou não de censura de seu teor. Tal discussão surge pelo fato de, embora não se encontrar positivado de maneira explícita na legislação, o direito à memória se trata de um importante componente da diversidade cultural e da formação da identidade subjetiva de um povo. Por este motivo, será realizada uma aproximação entre os textos de Benjamin, a interpretação da legislação no que diz respeito à liberdade artística e o direito à memória, com a finalidade de se obter uma conclusão sobre a necessidade de se apagar, ou não, obras de arte antigas que tenham cunho racista.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Eduarda Oliveira (mariaeduarda@fdv.br) on 2024-05-16T14:52:20Z No. of bitstreams: 1 RACISMO NO CINEMA OS DIREITOS HUMANOS ENTRE A CENSURA E A MEMÓRIA..pdf: 187233 bytes, checksum: 2030e20dfd6a3fccb8135a2d9862c91b (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Ana Paula Florentino Santos Pires (anapaulapires@fdv.br), reason: 1 Alterar na referência Argumenta - Revista Jurídica para Argumenta Journal Law, Jacarezinho, n. 39, p. 423-436, jan./abr. 2023 on 2024-05-16T17:58:35Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Eduarda Oliveira (mariaeduarda@fdv.br) on 2024-05-17T11:48:44Z No. of bitstreams: 1 RACISMO NO CINEMA OS DIREITOS HUMANOS ENTRE A CENSURA E A MEMÓRIA..pdf: 187233 bytes, checksum: 2030e20dfd6a3fccb8135a2d9862c91b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Paula Florentino Santos Pires (anapaulapires@fdv.br) on 2024-05-17T17:30:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RACISMO NO CINEMA OS DIREITOS HUMANOS ENTRE A CENSURA E A MEMÓRIA..pdf: 187233 bytes, checksum: 2030e20dfd6a3fccb8135a2d9862c91b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-17T17:30:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RACISMO NO CINEMA OS DIREITOS HUMANOS ENTRE A CENSURA E A MEMÓRIA..pdf: 187233 bytes, checksum: 2030e20dfd6a3fccb8135a2d9862c91b (MD5) Previous issue date: 2023-05-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.relation.ispartofArgumenta Journal Lawpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectConstitucionalidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleRacismo no cinema: os Direitos Humanos entre a censura e a memóriapt_BR
dc.title.alternativeRacism in cinema: Human Rights between censorship and memorypt_BR
dc.title.alternativeRacismo en el cine: los Derechos Humanos entre la censura y la memoriapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dcterms.typeArtigo de periódicoPOR
Appears in Collections:PPGD - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RACISMO NO CINEMA OS DIREITOS HUMANOS ENTRE A CENSURA E A MEMÓRIA..pdf182.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.